Saiba como ficou o calendário do Vestibular UFPA

A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou que manterá os vestibulares para ingresso no próximo ano.

Anúncio

Forma de Seleção de Candidatos

A universidade utilizará a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. A Universidade não participa do Sisu, mas usa as notas do Enem para seleção dos estudantes.

Vagas oferecidas

Em média,  a UFPA oferta 8 mil vagas em seus cursos a cada ano. Na próxima quarta-feira dia 2 de dezembro, os conselheiros irão discutir sobre um novo calendário de aulas para 2021. A proposta em análise na universidade é de que o ingresso dos primeiros calouros 2021 seja iniciado em junho e continue em períodos letivos, que poderão começar até o início de 2022, dependendo do curso.

Anúncio

UFPA Editais 2021

A partir da definição do calendário de aulas, serão discutidas também as regras para o Edital do PS 2021, bem como para os editais de Processos Seletivos Especiais (PSE Indígenas e Quilombolas, e PSE Migre).

Para o PS 2021, duas mudanças serão impostas:

  • Adoção do processo de verificação para candidatos às cotas destinadas a negros(as) por uma Comissão de Heteroidentificação;
  • Novo formulário de inscrição para facilitar a opção correta pelas cotas.

Se o calendário proposto for aprovado, o ingresso de calouros 2021 da primeira entrada ocorrerá, dependendo do curso, no Período Letivo 2 (a partir de junho) ou no Período Letivo 3 (a partir de outubro); e o ingresso de calouros 2021 da segunda entrada ocorrerá, dependendo do curso, no Período Letivo 3 (a partir de outubro), ou apenas em 2022.

Anúncio

A previsão inicial é de que o CONSEPE defina o calendário acadêmico e o Edital do PS/2021 no dia 28 de dezembro desse ano.

Fonte: Blog do Vestibular

Anúncio
Anúncio
Anúncio