Confira as melhores dicas para ter um bom desempenho no Vestibular ITA

O vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é tido como um dos vestibulares mais difíceis do Brasil. Devido a crise atual que estamos vivendo, o ITA aplicará a prova do vestibular 2021 no próximo domingo (22/11). Para ajudar os candidatos na fase final dos estudos para essa prova de alto grau de complexidade e ampla concorrência, a equipe da Turma ITA do Curso Poliedro preparou algumas dicas para quem deseja ter um bom desempenho no processo seletivo. 

Anúncio

 

1) Atenção às matérias de Inglês e Redação

Na primeira fase, todas as áreas do conhecimento têm o mesmo peso, exceto Inglês, que é uma matéria eliminatória. O candidato precisa acertar no mínimo 40% da prova para não ser desclassificado, mas o resultado não é contabilizado na média geral. Já na segunda fase, a Redação  tem o mesmo peso das provas dissertativas de Matemática e Física. Dessa forma, candidatos que dominam a escrita têm maiores possibilidades de se destacarem no vestibular, afinal, a Redação equivale a 20% da nota total.

Anúncio

 

2) Não deixe ser influenciado pela nota de corte

Nesse vestibular existe uma margem de erro para as questões. A nota de corte da última edição foi aproximadamente 6,5, mas, não se engane! Como as questões são complexas e a concorrência é grande, uma nota como essa não significa que seja fácil entrar. É preciso se preparar para todas as áreas de conhecimento. 

 

Anúncio

3) Prepare-se para a inspeção de saúde

O ITA conta com uma terceira etapa no vestibular, a de inspeção de saúde. É necessário que o estudante mantenha o equilíbrio entre os estudos, a saúde o bem-estar. Procure realizar atividades físicas, tenha uma alimentação balanceada e atente-se aos níveis de estresse.  

 

Anúncio

4) Preste atenção ao edital e reforce os estudos

O edital traz todas as informações relevantes sobre o exame: como é a prova, como a nota é calculada, qual é o peso de cada matéria e o que será cobrado. É importante ler ou reler nessa reta final! 

 

O candidato deve estar atento ao formato da prova, no número de questões e no tempo que terá para cada uma. É importante também ficar atento ao formato da redação. Isso ajuda a pensar nas melhores estratégias de estudo. 

 

5) Faça a revisão e pesquise sobre provas de outros anos

É interessante que o aluno deixe para revisar o conteúdo na reta final, porque amplia as chances de já ter passado por todos os tópicos e evita ansiedades desnecessárias. Uma excelente estratégia é refazer provas anteriores, que podem conferir maior entendimento acerca do estilo das questões e do formato do exame. 

 

Além do mais, o Poliedro fez um levantamento dos temas recorrentes no vestibular do ITA, considerando as provas do período entre os anos de 2008 e 2019. Veja a seguir os tópicos mais cobrados! 

Física

 

Eletromagnetismo (11,4%)

Ondulatória (10%)

Eletrodinâmica (8,3%)

Física Moderna (8,3%)

Estatística (6,8%) 

 

Matemática

 

Polinômios e Equações Algébricas (13,1%)

Geometria Analítica (11,4%)

Geometria Plana (10,5%)

Geometria Espacial (10%)

Trigonometria (9,7%) 

 

Química

 

Eletroquímica (11,9%)

Cinética Química (7,7%)

Reações Orgânicas (6,3%)

Reações Inorgânicas (5,4%)

Soluções (5,1%)

 

Atenção!

Os vestibulando que vão prestar o ITA no próximo domingo (22) devem ficar atentos com alteração em alguns endereços dos locais de prova e salas. A instituição aconselha que quem  já tenha impresso o Cartão de Inscrição entre novamente no site e confira se houve alguma mudança no endereço.

 

É obrigatório levar esse cartão no dia da prova e ir protegido com máscara. 

 

Fonte: Guia do Estudante Abril

 

Anúncio
Anúncio